terça-feira, 30 de agosto de 2011

Respeito

O que falta a uma sociedade doente, qualquer sociedade doente, é respeito. Respeito por cada indivíduo que a compõe, respeito à individualidade.


Que nenhum indivíduo padeça da falta de cuidado, da falta de respeito.


Uma sociedade sadia respeita cada indivíduo. Não vai processá-lo, se ele não prejudicou alguém. Não vai trancafiá-lo, torturá-lo ou matá-lo, porque ele exercitou um direito. Porque ele expressou seu pensamento.


Não vai puni-lo em trabalhos desgastantes, prolongados, mal pagos, trabalhos de escravo. Não vai puni-lo por ele ser um membro ativo da sociedade, por ele trabalhar, por ele ganhar dinheiro.


Mas, se ele não for um dos sortudos fazedores de dinheiro, nem por isso vai deixá-lo passar necessidades. Vai ampará-lo com assistência médica, e escola para seus filhos.


Uma sociedade sadia não vai permitir o desrespeito que representa a insegurança. Não vai permitir que o crime fique impune, vai combatê-lo! Não vai permitir que um processo dure 20 anos, dure 50 anos, outro desrespeito. Não vai permitir que um funcionário ou um político, um destes poderosos do momento, aja como um tirano, humilhe e prejudique algum cidadão. Para estes, também, cadeia.


Uma sociedade sadia não vai permitir os tributos extorsivos, que sustentam os privilégios.


Isto uma sociedade sadia, uma sociedade com lei, e com prosperidade. E com respeito.

Nenhum comentário: