Com tanto dinheiro no mundo de hoje, com tanto trabalho para ser feito, para melhorar a qualidade de vida de todos, o fato de haver desemprego, insegurança do emprego, trabalhos exaustivos, exploração do trabalho, para não falar nas carências mais gritantes, na miséria nua e crua, deve-se exclusivamente à incapacidade de organização.
Claro, não desconheço que entre as causas desta incapacidade estão a corrupção, o poder do dinheiro, até a força bruta e as ameaças. Também entre as causas da incapacidade organizacional estão desde o egoísmo, a ganância, até a ignorância, o conformismo, a preguiça...
Mas, seja de que causa for, o resultado é o mesmo: a incapacidade do ser humano se organizar com JUSTIÇA, esta grave porém inescapável palavra.
O muito dinheiro voa pros bolsos de uns bem poucos. Deixa de se relacionar com o trabalho.
Alguns trabalham muito, e ganham pouco. Outros trabalham pouco, e ganham muito.
Não estou pregando o simplista, e simplório: “Tirem dos ricos para dar aos pobres!”.
É preciso uma organização do trabalho. Você não promove a organização com os atos arbitrários, violentos, hipócritas e burros. Pelo contrário, você promove a desorganização, e o aumento da desorganização é o aumento da injustiça.
Organizar um sistema que promova o bem estar coletivo é tarefa muito mais difícil. Uma sociedade em prosperidade, sem violência, com acesso a saúde e educação, com acesso a bons trabalhos, dignamente remunerados... isto é muito mais difícil que se apegar a algum slogan vazio, estilo: “ninguém pode ganhar mais do que o outro”, para fugir da verdadeira responsabilidade de pensar e de se posicionar frente ao desafio da vida.
Apegar-se a algum slogan vazio, destinado a nunca ver a luz da realidade, viver sempre em estado de sonho, de ideia, é mais fácil que lutar contra o desejo corrupto e a covardia vil, REAIS.
Por isso é que tantos graduadíssimos funcionários preferem sonhar com a era de Ouro, enquanto enchem os cofrinhos de ouro. “Primeiro viver, depois filosofar” - dizem os cínicos.
É mais fácil repetir "um outro mundo é possível", do que recusar um favorzinho ilegal pra quem te conseguiu o cargo. Pra quem pode te arrancar do cargo.
E a verdadeira filosofia se perde, junto com o sistema que poderia nos salvar. O sistema de organizar a sociedade, todas as sociedades, pela paz, e pelo trabalho, e pela existência.
Somos tão espertos, que viramos uma grande potência, e viajamos pra lua, e soltamos um míssil.
Mas somos tão burros, que não conseguimos organizar com justiça, e viver com justiça, em paz com o outro homem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário