
Recentemente saiu uma reportagem da revista Veja sobre o voto distrital, listando várias vantagens deste modelo. Acesse aqui para ler: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/como-aumentar-o-peso-do-seu-voto
Também a coluna do Merval Pereira, no Globo, abordou o tema, em dois artigos, que podem ser lidos nestes endereços:
http://arquivoetc.blogspot.com/2011/09/voto-distrital-merval-pereira.html
http://arquivoetc.blogspot.com/2011/09/voto-consciente-merval-pereira.html
Faço estas indicações porque sempre fui favorável ao voto distrital, como forma de aumentar o controle dos representados sobre os seus representantes, e, assim, aprofundar a democracia.
Além disso, o momento é importante, pois se encontra em discussão a reforma do sistema eleitoral brasileiro e existe em andamento um projeto de voto em lista fechada, retirando do eleitor a possibilidade de escolha de seu candidato.
Ou seja, é um momento decisivo, de encruzilhada, em que vamos decidir entre um caminho de fortalecimento ou de enfraquecimento de nossa combalida democracia. As consequências entre uma escolha e outra, por óbvio, serão tremendas.
E com o Congresso dominado que temos, em que apenas 36 dos 513 deputados federais se elegeram com votos próprios, e com a cooptação pelo Poder central de movimentos e organizações sociais, a batalha é árdua, e só tem chances de ser vencida com a mobilização e o engajamento da sociedade.
Reitero aqui, portanto, este chamado às armas, divulgando o endereço eletrônico da campanha Eu Voto Distrital, por uma democracia de qualidade:
Nenhum comentário:
Postar um comentário