Nós não esquecemos:
E agora temos de aturar esta onda de sentimentalismo e de “santas indignações” que a doença de Lula proporciona.
Fizeram a campanha: “Lula, vá se tratar pelo SUS!”. Eu apóio.
E logo vieram os santarrões pra pontificar: “Baixaria! Estão desejando o mal para um ser humano!”. Artigos indignados. Li, por todos, o do Elio Gaspari. E a manchete da Época: “Época investiga o sistema público de saúde e revela que – em alguns hospitais – ele funciona melhor do que sugerem as baixarias contra Lula”. O título que parece uma piada. De mau gosto, mas piada.
Quer dizer que – em alguns hospitais – o SUS até funciona bem, ou razoavelmente? E naqueles em que as pessoas morrem amontoadas no chão? E naqueles em que as pessoas morrem esperando um médico, que nunca vem? Esperando um remédio, um aparelho, uma boa vontade, uma decência, que não vêm?
Eu acho que mandar Lula pro SUS ressalta isso. E por que suportar uma casta que tem todos – eu disse todos – os cuidados com a sua saúde, com a saúde dos seus. Enquanto outros brasileiros apodrecem por falta de tratamento? Crianças, bebês, mulheres grávidas, idosos. Todos sujeitos aos maus tratos que os jornais nos jogam na cara, dia sim outro também. Não, não culpe o mensageiro. Culpe a realidade.
É a realidade que acontece todo dia neste país. Que por sinal é o seu. É o meu. Ou deveria ser.
Enquanto isso, nossos nababos, nossos senhores... direito a todos os tratamentos, todos os custeios, todos os médicos.
Este é o plano de saúde de nossos senhores: representantes eleitos. Deputados Federais, Senadores: podem se consultar com qualquer médico, no Brasil e lá fora. O reembolso é total. Para si e para os familiares. Um sistema que estimula fraudes, e até já houve algumas noticiadas. Nada que preocupe nossos nobres senhores, que têm toda a Bolsa dos contribuintes (palavrinha simpática...) para custear a farra.
Todos aceitam, todos aceitam isso. Toda a desigualdade de tratamento. E haver escravos e haver senhores.
Brasil, país de todos.
Brasil, país de tolos.
Logo antes de ter sido noticiado o câncer do Lula, tinha sido noticiado que no Brasil se espera, em média, quase 4 meses para se iniciar uma radioterapia, a partir do diagnóstico de câncer.
O ideal, por parâmetro internacional, seria iniciar em até um mês. Mas, no Brasil, apenas 16% iniciam o tratamento neste prazo. Devem ser os mais sortudos, ou os mais afortunados, ou os mais poderosos... incomuns, já se vê. Os outros 84% podem esperar mais um pouco...
No Reino Unido, por exemplo, 99% dos doentes iniciam o tratamento no prazo recomendado. Mas nós é que somos o país de todos... é mais fácil acreditar num sonho do que encarar a realidade.
Por isso, Lulinha, é que gostaria que você fizesse o tratamento no SUS. Mas não numa das ilhas de excelência, utilizadas pelas nossas autoridades, que, é claro, vão furar fila... gostaria que fizesse o tratamento, seguindo esta média do brasileiro: 4 meses pra iniciar...
Mas não desejo que você morra, Lulinha... se alguém está nesta campanha desejando sua morte, cada um responda por si... eu não cheguei a desejar a morte de Bin Laden, ou do Nem, ou do Fernandinho Beira Mar, ou do Pallocci, ou do Lupi, ou do Sarney, ou do Lobão, de nenhum desses... não vou desejar a sua morte, também, Lula...
Eu desejo que você faça o tratamento pelo SUS, esperando 4 meses, e com algumas interrupções, porque o equipamento quebrou, o médico faltou, essas coisas...
Mas que ao final do tratamento você esteja sem câncer, forte como um touro, para muitos anos de vida.
Mas mudado. Eu desejaria que você, enquanto esperasse pelo tratamento, angustiado, inseguro, percebesse o grande lixo que é o nosso sistema de saúde, para tantos e tantos brasileiros.
Ouvi sim, aquela história de que você perdeu sua mulher grávida num hospital público, muitos e muitos anos antes da Presidência... não sei os detalhes do caso, mas sei que não foi o bastante para que você deixasse de dizer que a Saúde Pública do país estava muito próxima da perfeição...
Isto que soa como o cúmulo da insensibilidade, e até do deboche, para estes brasileiros que estão hoje, agora, esperando muito mais do que deveriam, para cuidar de uma coisa séria como é estar sofrendo com um câncer. Como seria se fosse seu pai, ou sua mãe, ou seu filho?
Como seria esperar 4 meses, sabendo que não deveria esperar mais de 1 mês, se este país conseguisse ser mais organizado, ou conseguisse parar de roubar, ou conseguisse ter vergonha na cara...
Então, Lula, eu gostaria que você, enquanto esperasse, tivesse uma iluminação: declarasse: “Eu não cuidei, absolutamente, da saúde deste país, porque eu estava muito deslumbrado para enxergar a realidade... eu pensei, que porque me cuidavam tanto, e me paparicavam, estaria bom para todos... eu fui um idiota, um completo idiota, e agora vou fazer um voto perpétuo de silêncio, em penitência...”
E, completamente são, se retirasse para um mosteiro, passar o resto de seus muitos dias restantes...
Então, Lula... Faça o tratamento pelo SUS!
Sem medo de ser feliz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário