sábado, 2 de abril de 2011

Indiretas já!




Notícia de quarta-feira, 30.03.2011, numa reles página 14: “Comissão aprova lista fechada para deputados – Eleitores passariam a votar nos partidos”.


Na reportagem de Cristiane Jungblut (http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/03/29/comissao-do-senado-aprova-sistema-proporcional-com-lista-fechada-distritao-derrotado-924120385.asp )

ficamos sabendo que A Comissão de Reforma Política do Senado aprovou “uma proposta polêmica: a adoção da lista fechada para as eleições de deputados federais e estaduais e vereadores. Isso significa que, se a proposta for aprovada em definitivo pela Câmara e Senado, os eleitores não votarão mais em candidatos, mas nos partidos, no número da legenda. Por esse sistema, os candidatos que serão eleitos são os escolhidos previamente pelos partidos em suas convenções – os primeiros da lista têm eleição garantida.”


Realmente, é mais fácil dominar um partido com um grupo forte do que dominar os eleitores. As lideranças principais dos partidos, a “caciquia” vai garantir para si e para os seus os primeiros lugares nas listas, e a perenidade de carguinhos públicos dos mais vistosos: o Poder Legislativo, nada menos. R.I.P., Democracia.


Quem diria, vinte e seis anos depois da Ditadura dos Militares, cair numa nova ditadura, a ditadura dos atuais donos do poder, virando a mesa pra favorecer o seu jogo. Não mais os tanques, não mais as granadas. Mas ditadura é ditadura, e talvez a mais sutil seja ainda mais perigosa.


A ditadura que se apóia sobre as massas caladas. As massas que aceitam tudo, cada chibatada que recebe na cara, gente filmada embolsando grana, nada muda, a corrupção segue desenfreada. A despeito, ou até acobertada, pelos discursos oficiais, de que a fiscalização está trabalhando pra caramba, e a polícia, e o Ministério Público, e o Judiciário...


Segue a reportagem:


“Numa aliança inusitada, os senadores do PT e do DEM acabaram se unindo para derrotar o "distritão". O líder do DEM, Demóstenes Torres (GO), votou a favor do sistema proporcional com lista fechada, ao lado do líder do PT, senador Humberto Costa (PE). Os nove votos a favor da lista fechada foram: Humberto Costa, Demóstenes; Luiz Henrique (PMDB-SC), Roberto Requião (PMDB-PR), Jorge Viana (PT-AC), Wellington Dias (PT-PI), Ana Rita (PT-ES), Antônio Carlos Valadares (PSB-ES) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). “


Nove votos de uma Comissão definem um tema da magnitude do processo político a ser adotado pelo nosso país. Nove votos obedientes às diretrizes dos chefes, que muito e muito desejam o voto de lista fechada.


É assim que acaba o mundo
É assim que acaba o mundo
É assim que acaba o mundo
Não com um estrondo, mas com um gemido.
“ - T.S. Eliot em Os Homens Ocos


Nenhum comentário: