quarta-feira, 6 de julho de 2011

Filmes: Desconhecido, e A Órfã

O filme “Desconhecido” é uma grata surpresa para os fãs de Hitchcock e para os fãs de um suspense interessante e bem feito.


Foi bem recebido nos cinemas. Seu diretor, o espanhol Jaume Collet-Serra. Vale ficar de olho neste nome, bem sucedido nesta recriação dos “climas” e fixações do Mestre do Suspense.


Embora muito possa se dever ao roteirista, quem sabe? Os diretores às vezes levam mais fama do que deveriam.


Mas, certamente, no caso, ainda que com contribuições substanciais do roteirista, deve-se pensar que o diretor teve sua parcela de “culpa” no sucesso do filme. O trabalho todo dá mostras de ter sido feito por “entendidos”, talvez fãs da obra do mestre.


Além da linha básica do roteiro, que muito “deve”, “homenageia” filmes como Intriga Internacional, Os 39 Degraus, O Agente Secreto, e outros envolvendo espionagem e tramas sórdidas de assassinatos e conspirações, feitos por Hitchcock.


Mas os próprios detalhes das imagens, um final que dialoga com o final de Intriga Internacional, e as aparências enganadoras do filme, a bela loira que é mais que uma simples motorista de táxi, o inocente que é culpado, mas que pode ser inocente, deve-se ver o filme.


Tem os seus exageros, tem as suas inverossimilhanças. Mas é feito com cuidado, inclusive na escalação dos atores, havendo uma ótima cena com os veteranos Bruno Ganz e Frank Langella. E é cinema, claro.


Enfim, um filme novo feito com criatividade, sabendo usar os recursos do gênero.


Desconhecido, Cotação: 4 estrelas.

http://interfilmes.com/filme_24587_Desconhecido-%28Unknown%29.html



************


Da curta carreira do diretor, 4 filmes, assisti ao anterior a este Desconhecido, que também chamou a atenção, o filme A Órfã.


Também neste filme eu identifiquei uma influência de Hitchcock. Do filme Psicose.


A Órfã também era uma história de perversão e doença mental. Mas nem de longe desesperançado e terrível como é Psicose.


Neste caso eu pensei que o diretor de A Órfã tinha tentado um passo muito além das pernas. Fez um suspense legal, de dar calafrios, de assistir comendo pipoca. Mas não mergulhou naquela matéria-prima diabólica como fez o artista Hitchcock, para fazer dela sua criação terrível.


A Órfã, Cotação: 3 estrelas.


Nenhum comentário: