terça-feira, 5 de julho de 2011

A raiz do problema

Uma ótima reportagem no Jornal da Band desta terça, pelo jornalista Valteno de Oliveira:

http://www.band.com.br/jornaldaband/conteudo.asp?ID=100000442636

Mostra bem o indecente conúbio entre poder político e poder econômico, unidos pelo objetivo comum de esfolar o povo... Grandes empreiteiras, grandes bancos, grandes doações para candidatos e partidos... Doou 65 milhões? Tá querendo faturar quanto? 650 milhões? 6,5 bilhões? Alguém pensa mesmo, a sério, que as leis não irão favorecer as Grandes Empreiteiras, e os Grandes Bancos? Alguém pensa mesmo que eles esquentarão os bancos de réus, serão condenados por algum crime?

Democracia? Poder do povo? Balela. Não neste sistema, não com estas regras.

E não é um problema exclusivo do Brasil, em todo o mundo a democracia lida com o problema do desequilíbrio causado pelos Grande$ Intere$$e$... o poder da Grana!

Para combatê-lo, deve-se aproximar o representante dos representados, voto distrital puro, JÁ!
E que os mandatos não sejam eternos, com infinitas reeleições. E que se exija dos candidatos aos maiores cargos que tenham passado pelos menorese cargos antes. E que os candidatos e os partidos apresentem suas propostas, um plano detalhado e vinculante do que será sua atuação, caso eleitos. E que a política seja entendida como um processo civilizado de apresentação e defesa
de propostas, e não espetáculo de showmício, propaganda milionária pela TV, fogos de artifício.

Volto ao tema.

Nenhum comentário: