
Mesmo sem levar às últimas consequências a ideologia de acabar com a propriedade privada, sua persistência e sua difusão em uma sociedade traz consequências deletérias.
O Brasil é bom exemplo disso, dos últimos países onde faz sucesso esse discurso velho de dois séculos, “operários de todo o mundo, uni-vos”, e socialismos “científicos”, e, enche a boca pra falar: “materialismos dialéticos”, “luta de classes”, “fim da História”...
Tá certo que aquele marxista de ler O Capital, e mais um monte de livrinhos, não anda aparecendo muito. Deixou de ter aquela aura de “intelectual chique”. Mas um monte de lugares-comuns, um monte de pensamentos-padrões, um monte de atitudes simpáticas, ah, isso tem em todo canto, por aí.
É o discurso oficial na boca de professores, nas rodinhas de bem-pensantes, entre a garotada linda, atrizes da globo, galera prá-frentex, gente que acha que é prova de virtude, de caráter, de bons sentimentos, repetir o discurso: o socialismo vai ser libertador para os pobres; não haverá necessidade, não haverá miséria; não vamos ser egoístas: abaixo a propriedade. E então tudo se resolverá num grande barato, uma grande festa...
Ooooohhhhh-ooooooooohhhhh-ooooohhhh...
Pronto. Tudo resolvido. Posso me dedicar a curtir o mundo.
Não, não é bem assim... o mundo continua girando, continua com seus prefeitos e seus vereadores, seus deputados e seus presidentes(tas)... muito deles colocando a mão na “massa”... continua precisando de trabalho, do seu trabalho, do seu suor e do seu sangue, para prender um corrupto, ou para fabricar um parafuso, ou para plantar uma árvore.
É principalmente mais fácil acreditar numa solução mágica. Um paizinho que vai nos dar sem esforço, sem nos cobrar coisa alguma...
É dessa crença fácil que vivem tantos dos “Paizinhos” deste povo, mas eles cobram absurdamente: eles cobram sua liberdade, sua dignidade, se bobear sua vida. E, claro, eles cobram o seu bolso.
Pode ter certeza de que eles vão tratar de ficar/se manter, muito-muito ricos. Ricos grotescamente, ricos além da conta, ricos de helicóptero e de jatinho.
E você vai mendigar a migalha do seu bolso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário