torpe
Significado de Torpe
adj. Impudico, desonesto: paixão torpe.
Infame, vergonhoso.
Obsceno, indecente.
Sórdido, ignóbil.
Nojento.
Não importam as instituições, importam os homens.
Bons homens constróem boas instituições. Homens ruins não constróem. Simples assim. Homens ruins, se herdarem boas instituições, as perdem.
O homem é a medida de todas as coisas, como dizia um filósofo grego, signifique isto o que queira significar.
O homem é a medida de sua instituição. Péssimas instituições políticas trazem péssimos resultados, como seria de esperar. Guerra, fome, miséria, para milhões de homens. Em meio ao caos, alguns ficam ricos, o que denuncia a corrupção.
Péssimos homens, corruptos até a medula. “Tudo que eu fiz, eu fiz pelo meu país!”. Ou será que o patriotismo é o último refúgio de um canalha, como disse aquele outro filósofo. Corruptos e despudorados, cínicos, estúpidos.
Para mim está tudo bem... suspiram em helicópteros e jatinhos... sobrevoam um povo, na mais feia miséria.
Mas não se dão ao respeito.
“Quem é que me obriga a isso” - é o que pensam.
“Eles querem investir no MEU... Estado? Isso mesmo, eu tenho um Estado pra mim. Um Estado, um órgão público, um ministério bem gordo, daquele que ganha muita verba... E eles querem investir, quanto, 95 milhões? Pague 2 milhões para mim. É o meu Estado, meu órgão... público? É o MEU ministério. É nada mais do que... justo? 2 milhões para mim, eu sou o dono dessa joça aqui.
É tudo normal, lutar contra isto só interessa a alguns... fanáticos? Radicais? Que não são do Governo, que só queriam fazer as mesmas coisas... que não sabem como funcionam as nossas instituições, nossas tradições, que não cantam pela nossa pátria. Oh Pátria amada /Mãe Gentil...”
É assim que se defende o Governo de malfeitos nas suas barbas. Diz que é tudo normal, que não precisa investigar isso.
Ele ganhou 2 milhões, fazendo consultoria? Saiu da prefeitura, deixando um monte de indicados políticos por lá, botou 2 milhões no bolsinho, depois a consultada fechou um negocinho... de 95 milhões. Negocinho... com a prefeitura.
Essa é a singela história que os jornais nos brindam nesta semana, entre uma hora de novela, e outra, ou nas bancas de jornais, a respeito do Ministro do Desenvolvimento do Brasil, Fernando Pimentel.
Ele podia até fazer propaganda de sua empresa de consultoria: “Grandes contratos com a prefeitura! Grandes consultorias!”. Em um ano, rendeu-lhe a bagatela de 2 milhões. “Para sobreviver!” - clama Pimentel. E não é piada.
O Governo dá sinais de que está preocupado. Na hora em que a Oposição pede investigação do crescimento anormal de patrimônio, o Governo bloqueia o requerimento. Seu líder no Congresso vem dar aquelas explicações acima.
Será que o Governo vai ter de usar a, já velha, operação-padrão? Afastamento do ministro, sob juras de amor eterno e agradecimentos pelos relevantes... serviços? Prestados. Caiu Lupi, cansaram de falar no Lupi. Será que vão falar, agora, quando o seu Zé Bonitinho... Fernando Pimentel, aprontou?
“Era pra sobreviver...” - oh, coitadinho... pra pagar a conta do jatinho, sabe como é... uísque e caviar, tão pela hora da morte...
E o Brasil, o Brasil varonil, como é que vai? Ou é país de torpe, o Bananão?
Péssimas instituições, péssimos homens.
http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/12/senadores-demostenes-torres-e-jose-sarney-travam-bate-boca.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário