Mubarak, tirano, ditador, acumulou uma fortuna de 116 bilhões de reais, em trinta anos de abuso de poder.
Que bizarro, como pode um homem acumular tanto assim? Um Mubarak tão rico quase quanto todo o Egito. Seu patrimônio pessoal não está longe de todo o PIB anual daquele país, 71 milhões de pessoas.
Engraçados estes retratos de ditadores, não são? Por que todos estes ditadores acumulam fortunas pessoais? Será que algum deles conseguiria explicar a origem de suas fortunas? Todos juntam fortunas, mas têm todos uma desculpa sublime para exercerem uma tirania: é para defender de ameaças; é porque amam o povo; é porque querem um mundo melhor; um mundo mais livre. Que grande piada que seria, se não fosse trágico!
116 bilhões de reais para um homem... será isto o bastante para satisfazer sua ganância? Por isto advertiam os filósofos, odres furados que nunca se enchem. Deixada sem freio, a ganância do homem engoliria o universo, e não estaria satisfeita. Engoliria o universo, e perderia sua alma.
Mubarak não estava satisfeito com os 116 bilhões de reais, e não queria apear do poder. Foi forçado, pela revolta. Qual é a minha opinião sobre uma revolta que expulsa do poder um tirano? Tem o meu apoio. Não sou especialista em assuntos árabes, mas espero que esta justa revolta não desemboque numa outra ditadura, como aconteceu com a revolta iraniana de 1979. Torço para que o Santo Espírito da Moderação conduza os egípcios, torço pelos egípcios. Considero que as nações do mundo, aquelas que se dizem democráticas e livres, dêem o seu apoio aos egípcios que desejam paz, prosperidade, liberdade, como qualquer um de nós. Muitas nações do mundo têm dívidas para pagar ao povo egípcio, compartilhando o roubo daquele povo com Mubarak. Mubarak possuía mansões e investimentos em muitos lugares, com o beneplácito de governantes hipócritas.
Alguns governantes convidaram pra mesa, trocaram afagos e visitas com tiranos de mãos manchadas de sangue. Aceitaram presentes, contribuições, favores... ditadores como Muamar Kadafi, que mandava enforcar opositores em rede nacional, derrubar aviões de passageiros, genocida capaz de mandar aviões bombardearem seu próprio povo.
Sim, o buraco é embaixo. Nós, os indiferentes, nossos governantes, fazendo tudo que querem... é a ditadura lá nos confins, que não nos interessam, dizem os idiotas, sem perceber que a ditadura pode muito bem ser aqui mesmo, agora. Muito embora a propaganda oficial insista em nos dizer que tudo está ótimo no melhor dos mundos.
O melhor dos mundos, onde idolatramos as tiranias, os grandes ditadores, os grandes assassinos, onde todo o escracho de abuso, o mais absurdo, o mais grotesco, passa impune, por nossa indiferença, por nosso medo, por nossa cumplicidade... este é mesmo o melhor dos mundos. Mas só perde quem não lutar.
Um comentário:
A luta por democracia 'e a bandeira que importa, tanto pol'itica quanto material. Essas facetas devem andar juntas. De que vale ter direito ao voto e liberdade de imprensa se n~ao se tem comida na mesa e escola decente.O contr'ario se aplica da mesma forma. Vamos `a Luta.
Postar um comentário