
Termino hoje o livro Antes que anoiteça, de Reinaldo Arenas. Excelente, destaco pela honestidade com que relata sua vida, sem ocultar nada.
Ele escreveu o livro muito doente, e já condenado pela AIDS. Incumbiu-se da missão de dar o testemunho de sua vida, do modo mais sincero e honesto possível. Prometeu à fotografia de Virgilio Piñera, que havia morrido em 1979: “Ouça o que vou lhe dizer: preciso de mais três anos de vida para terminar minha obra, que representa minha vingança contra quase todo o gênero humano.”
E foi o que fez. Vingou-se genialmente da hipocrisia, sendo de uma honestidade sem pudores. Revelou sua vida sem omitir nada, e sem justificativas ou julgamentos.
De quebra, revelou toda a podridão e falsidade de um regime, o da Cuba de Fidel Castro, que se empenhou com todas as forças em perseguir, torturar e destruir um homem pelo simples fato de ser um dissidente. De não aceitar fazer o jogo porco, sórdido e hipócrita dos tantos delatores, dos tantos opressores, dos tantos aproveitadores, que transformaram a ilha num presídio e num inferno.
Marcantes as histórias da escravidão do trabalho nos canaviais, patrocinada pelo Governo; das perseguições absurdas, das prisões kafkianas. Um livro que a nossa inteligentsia amiguinha dos Castro deveria ler. Depois de sua publicação, torna-se impossível reconhecer qualquer grau de legitimidade à ditadura castrista. Mas é claro que os que não querem enxergar continuarão cegos...
Um livro que se poderia dar de presente ao nosso ex-presidente Lula, para que não pagasse mico, e não nos fizesse passar vergonha, comparando os presos políticos de Cuba com criminosos comuns. Isso, é claro, se o nosso ex-presidente lesse livros. Mas ele mesmo já declarou em entrevistas que não é chegado a leitura... pior ainda, ele se orgulha de não ler livros, acha que não precisa... acha que já sabe de tudo, e é inclusive um homem sem pecados... realmente, este ser superior não precisa ler este livro.
Os seres comuns, no entanto, terão o prazer de uma grande e esclarecedora leitura.
Cotação: 4 estrelas
P.S. Tem um filme também, Antes do anoitecer, com a história do livro, premiado, com atuação de Javier Barden no papel principal. É um filme muito bom, mas, como costuma acontecer, a experiência da leitura é muito mais intensa. 3 estrelas, para o filme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário