sábado, 31 de julho de 2010

O homem de três bilhões de reais



Newton Cardoso, na política desde 1972, quando se tornou prefeito de Contagem, Minas Gerais, já amealhou um patrimônio, na estimativa conservadora, de 3 bilhões de reais. O dado, publicado numa reportagem de Veja, foi contestado por Newtão, que disse que tinha muito mais. Newtão se vangloriou de ter dois apartamentos nos EUA, um em Nova York, um em São Francisco. Na Europa, Newtão tem um apartamento e um hotel em Paris. Um “refúgio” em Roma. No Brasil, uma praia na Bahia. Um ilha em Angra dos Reis. Tem mais e muito mais: vejam nos links

http://veja.abril.com.br/210109/p_068.shtml

http://www.cabecadecuia.com/noticias/38870/-newton-cardoso-afirma-que-sua-fortuna-supera-a-avaliacao-de-25-bilhoes-de-reais-feita-por-sua-mulher.html

Newtão é apenas um dos nossos homens públicos. Tá certo, um bem destacado, mas é só um. Imagina a multidão de Newtinhos e outros Newtões, salivando de satisfação com mais uma gorda presa, mais um contratinho gordo, mais um anel viário, uma ONG, uma obra de metrô... quantos advogados, doleiros, atravessadores, contatos, funcionários, diretores, “mulas”, “laranjas”... quantas boquinhas e boconas famintas, o verdadeiro saco sem fundo...

Não sonham em ser incomodados. São figuras intocáveis, circulam em carrões, helicópteros, residem em mansões, com seguranças, a família toda tem seus seguranças...

Polícia, Ministério Público, Juízes, nada disso passa perto deles. São os homens incomuns. Às vezes pode surgir algum caso emblemático, em que os grandes focos da mídia recaiam por algum tempo. Um Maluf pode virar um símbolo contra o qual recaia alguma pressão, algumas decisões desfavoráveis. Mas mesmo estes símbolos nunca deixam de circular no Congresso, vestindo ternos caros, com um sorriso amplo nos rostos.

São sempre muito simpáticos. Vivem tão bem, por que não seriam? Tudo lhes confirma o quanto são espertos, o quanto todo o resto é otário.

Polícia, Ministério Público, Juízes, são pagos, muitas vezes muito bem pagos, pra morder o proverbial “ladrão de galinha”. Pegam um sujeito plantando num morro. Raios e trovões contra ele; É UM DESMATADOR MISERÁVEL, UM DESALMADO QUE ATENTA CONTRA A NATUREZA!!!!!! Crime inafiançável, ESTE SIM VAI VER O SOL NASCER QUADRADO, VAMOS MOVER UM GRANDE PROCESSO CONTRA ELE!!!! SEU DESTRUIDOR DO MEIO AMBIENTE!!!! SEU... SEU... PORCO CAPITALISTA!!!!!! ISCA!!!!! ISCA!!!! PEGA!!!!! CÁPA!!!!! MÁÁÁÁÁTAAAAA!!!!! SEU GRANDE FASCISTA!!!!

E depois de um trabalho tão árduo vai-se gozar dois meses de férias por ano, porque ninguém é de ferro.

Digamos que se pegasse, não digo o Newtão, mas um ladrão hipotético de 3 bilhões de reais. Fizessem com que este dinheiro fosse devolvido pros cofres públicos. Penhorassem um apartamento de 10 milhões em Roma, um hotel de 100 milhões em Paris, uma ilha de Angra, e tal tal tal (não se esqueça, estamos falando de um sonho).

Quantos jardineiros, plantadores de árvores, poderíamos pagar por um mês de trabalho? Vamos simplificar, vamos dizer que cada um vai ganhar um salário mínimo, arredondado pra R$ 500,00. Quantos trabalhadores poderíamos contratar por um mês plantando mudas de árvores com esses 3 bilhões recuperados? Resposta: seis milhões de trabalhadores. Cada um plantando 2 árvores por dia, digamos, em trinta dias são quantas árvores? Resposta: 360 milhões.

É um bocado de árvore. Dava pra segurar muita encosta, embelezar muita passagem, fazer muita fotossíntese pra purificar o ar...

Existe muito trabalho pra ser feito. Existem muitas mãos pra fazê-lo. Existe muito dinheiro pra pagar salários, e melhorar a condição de vida, não só de quem recebe o salário, mas de toda a sociedade.

Claro, o que falta é a organização. O que falta é a consciência, é a discussão livre, é a luta pelos direitos.

O que falta é derrotar a corrupção, o que falta é a honestidade, o que falta é a vergonha na cara.

Ah, 3 bilhões parecem muito dinheiro? Pra você, miserável, que ganha R$ 500,00 por mês. Sabe quantos meses você precisaria pra juntar isso? Essa eu já falei: seis milhões de meses. Em anos? 461 mil, quinhentos e trinta e oito. Arrendondando. Ah, e já incluí o décimo terceiro salário de lambuja pra você, peste.

(Sinto que posso estar me repetindo, mas certos assuntos têm um poder obsedante sobre mim...)

Mas se formos pensar em termos relativos, 3 bilhões, amealhados em muitos anos de labuta, toda uma vida pública, não são mesmo tanto assim. Se pensarmos, por exemplo, que em um único ano, nosso Estado abocanha 40% do PIB, o que representa (sempre de modo aproximado) um trilhão e duzentos bilhões de impostos. Num ano, dá pra cobrir 400 Newtões.

Dá mais de um Newtão por dia, dentro de um único ano! Mais de seis milhões de salários mínimos por dia, num ano. E ainda assim o Estado não pode dar conta de nenhuma tarefa, não pode fazer nada, e a saúde é um horror, e segurança é piada, e educação é tragédia, e o Estado ainda se endivida (nos endivida), e arma indústrias da multa, máfias de cartórios, e por aí segue a esfola.

São as tantas boquinhas, e os tantos bocões, insaciáveis, muito jatinho e mansão, e até castelo, muita parentada pedindo cargo de confiança, muita amante querendo pensão, muito salário de marajá, muito contrato sem fiscalização... quem sabe se dobrássemos nossa carga tributária, entregássemos pro Governo 80% de tudo que produzimos? Poderíamos bancar uma propaganda na televisão, pra dizer que o Brasil é o MAIOR DO MUNDO, EM CARGA TRIBUTÁRIA! BRASIL-ZIL-ZIL! A MAIOR NAÇÃO DE ESCRAVOS DO MUNDO! PRA FRENTE, BRASIL!

Quanto dá 400 Newtões de salário mínimo? Chega! Eu não quero mais fazer conta! Estou ficando triste com tanta conta! E deve ter alguma coisa errada, deve ser a calculadora, ou a matemática que ficou louca! Estou simplificando demais, tenho de estudar a teoria da mais valia ou algo assim! Ou deve ser uma fatalidade do destino, ou deve ser a vontade de Deus, que não vai nos deixar sair nunca da nossa miséria, mesmo com tanto bilhão, com tanto trilhão rolando!

Pensar que ficamos discutindo capitalismo e comunismo, cheios de raivas uns dos outros! Quanta energia desperdiçada, quanta inutilidade! Como se discute pra nada!

Enquanto isso, milhares e centenas de milhares de jovens perdem-se por falta de uma ocupação, por falta de uma perspectiva. Cooptados pro crime, presas fáceis pro vício, e pra todo tipo de violência. Devemos ser tontos mesmos, pedindo pra sermos esfolados!

Olá, Newtão! Grande homem! Aceita um votinho, aí? Precisa de um assessorzinho? Um laranja? Um cafezinho? Posso engraxar suas botas, com minha língua? Coçar suas costas? Cafunezinho? Meu sinhô!

Nenhum comentário: