domingo, 25 de julho de 2010

O PT e as FARC



Não vos enganeis: as más companhias corrompem os bons costumes – 1Cor 15.33

O ser humano entregue à sua natureza, porém, não percebe as coisas do espírito de Deus; são para ele loucura, e não pode entendê-las, porque é preciso julgá-las espiritualmente – 1Cor 2.14


O candidato a vice presidente na chapa de José Serra, Índio da Costa, levou pancada de todo lado, até, o que é engraçado, de seus aliados, quando relacionou o PT (Partido dos Trabalhadores) e as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

Está certo que ele foi agressivo, ao usar sua borduna. Os nobres cavalheiros que dividem o Poder não estão acostumados a ataques tão agressivos entre si. Toda organização tem seus códigos de ética próprios, até a Máfia tem sua ormetá. Pode-se matar, roubar, estuprar. Mas não mexa com a ormetá, ou você está morto. Vendetta.

Acabou que o experiente José Serra teve uma conversa com o Índio, e acalmou seu furor guerreiro. Saiu-se bem, disse que Índio acertou ao criticar a companhia do PT com as FARC, mas eximiu-se de fazer associações diretas do PT com o narcotráfico e a guerrilha criminosa.

Até porque a associação do PT com as FARC é pública e notória. Não dá pra negar, por exemplo, que Dilma Rousseff contratou a esposa do Padre (?) Olivério Medina, membro das FARC, desde 2006 morando no Brasil, na condição de “refugiado político”, para trabalhar no Ministério da Pesca (neste link tem uma informação extensa sobre este e outros episódios relacionados: http://hobbytrem.blogspot.com/2010/05/quem-sao-dilma-rousseff-lula-e-oliverio.html); como também não dá pra negar que o Governo Lula deixou de atender a um pedido do Governo colombiano, que enfrenta uma guerra há tantos anos com as FARC, para que passasse a considerar as FARC oficialmente como organização terrorista.

Houve relatos nos jornais sobre dinheiro das FARC financiando campanhas eleitorais petistas. As FARC e o PT, entre outras organizações, assinaram juntos um documento de fundação do Foro de São Paulo, organização que se propunha, em termos gerais, fazer o mundo se curvar às glórias do comunismo. Na posse do governador petista Olivio Dutra no Rio Grande do Sul, em 1999, líderes das FARC foram recebidos oficialmente no Palácio Piratini. Neste Estado, neste Governo, se organizou um desses eventos Forum Social Mundial (do tipo “Por um mundo melhor”, se é que me entendem...), sendo que um integrante das FARC foi convidado a fazer discursos, e mereceu inclusive um esquema de segurança especial da polícia gaúcha durante sua estada por estas plagas.

Com tudo isso, fazer a mínima associação de PT e FARC é anátema. É coisa de direitista raivoso, é indelicado, é fantasioso. A Justiça Eleitoral já proibiu o Serra em 2002. Veja: http://eleicoes.uol.com.br/2010/ultimas-noticias/2010/07/21/acusacao-de-elo-pt-farc-ja-rendeu-punicao-do-tse-a-serra-veja-historico.jhtm.

E agora, com o caso do Índio, não ficou por menos: o presidente do PT, José Eduardo Dutra, disse que o Índio era um “medíocre”; o ex-ministro do Planejamento de Lulinha, Paulo Bernardo, disse que o Índio era um “idiota”. Já vociferaram com vários processos. Deve ser a tal liberdade de expressão à cubana.

Quanto às FARC, também me lembro, casualmente, de alguns fatos que foram noticiados pelos jornais. Eu lembro desde criança, por exemplo, de algumas notícias em destaque nas manchetes, de diversos políticos, juízes, policiais, que eram assassinados, na Colômbia, por este grupo guerrilheiro e por outros, Exército de Libertação Nacional (ELN) e Movimento Revolucionário 19 de abril (M-19). Mas as FARC são o grupo guerrilheiro mais famoso, o que dá mais trabalho.

Olhando rápido a internet, temos também a informação de que as FARC sequestraram seis mil pessoas (6.000!!!!??!!!!), nos últimos dez anos. Uma notícia famosa e recente (de 2008) foi a da libertação da ex-senadora Ingrid Betancourt, mantida refém das FARC por mais de seis anos. Nesta ocasião, saíram reportagens com detalhes sombrios do tempo em que Ingrid foi mantida prisioneira, na selva, acorrentada num tronco de árvore...

Também famosa foi a associação do traficante de drogas Fernandinho Beira Mar com as FARC. Numa sua declaração, as FARC não têm nada de político, querem só ganhar muito dinheiro com o tráfico de armas e de drogas. Mas também me lembro de uma notícia, essa a mais triste, de as FARC assumindo a autoria de um atentado a bomba em um shopping center colombiano. Muitas vítimas, crianças inclusive, mas os radicais acharam que era uma boa lição pra esses burgueses alienados que fazem compra em shopping center, este símbolo do imperialismo capitalista ianque, que ainda tem a ousadia de ser muito conhecido pelo seu nome em inglês... shopping center... cusp! tudo bem, mas vai botar bomba e achar que tem razão? Então vá para a cadeia, responda por seus atos! Senhores “mundos melhores”. Vejam o link http://veja.abril.com.br/120303/p_066.html

A nova treta das FARC agora é com o governo venezuelano de Hugo Chavez, que lhes vem prestando auxílio, inclusive abrigando acampamentos de guerrilheiros em seu território. Periga até de acabar numa guerrinha dos nossos vizinhos...

Para quem quiser informação mais extensa sobre as FARC: http://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7as_Armadas_Revolucion%C3%A1rias_da_Col%C3%B4mbia

Eu, na minha modesta opinião, não sou alto dirigente político, não sou esperto como Maquiavel, mas preferia que o PT, e qualquer partido, ficasse bem longe das FARC. Preferia que não se justificasse ou se glorificasse a violência como solução política, principalmente nos casos em que ela é exercida contra governos em que ocorrem eleições, e se reconhecem direitos fundamentais. Preferia, ainda mais, que nenhum partido político ou governo fizesse negócios com assassinos, terroristas, sequestradores. Mas, como disse, sou um ingênuo, ou tonto, político, como preferir.

Para falar o óbvio, tipo “O REI ESTÁ PELADO!”, requer uma criança de cinco anos, ou quem sabe, um silvícola sem noção.

Nota: O quadro é O Triunfo da Morte, de Bruegel, o Velho

Nenhum comentário: