segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Retrospectiva cultural - Um esclarecimento



Respondendo a um comentário no artigo Retrospectiva Cultural – Introdução, esclareço que o sistema classificatório de livros/filmes é o seguinte: uma estrela, ruim; duas, regular; três, bom; quatro, muito bom; cinco, excelente.


Originariamente, meu sistema era só isso. Agora que passei a classificar cada filme e livro que assisto/leio, vi que era útil adotar também frações. Um filme que é legal, que até se destaca um pouco, mas que não chega a ser um especial “muito bom”, ganha 3 estrelinhas e meia. E assim por diante. Amplia as possibilidades classificatórias.


Claro, este é um sistema não-científico, muito pelo contrário, é estritamente subjetivo, e sujeito até a variações de momento. É muito fácil de acontecer, um filme visto hoje, considerado bem mais ou menos, amanhã pode ser revisto como uma grata surpresa. E vice-versa, também já aconteceu. “Não se pode entrar duas vezes nas águas do mesmo rio”...


Por fim, podem ficar tranquilos que o sistema vai parar nisso: não haverá classificações de 3 estrelinhas e 1/3, ou quatro e 8/5, ou duas e 9/16. Minha loucura ainda não chegou neste ponto.


Nenhum comentário: