
Passamos o final do ano, época de fazer balanços e retrospectivas.
Como este é um blog que também se diz cultural, pretendo fazer uns apanhados gerais sobre os filmes e os livros que assisti/li, recentemente, com uns breves comentários, e que ficam como sugestões.
Adquiri, desde 2009, o hábito de anotar os livros cuja leitura eu concluía. Desde o final de 2010, passei a anotar também os filmes. Também passei a dar uma classificação por estrelinha, apenas uma tentativa rudimentar de organização, para dar um destaque aos melhores, na minha opinião.
Minha classificação vai de uma estrelinha (ruim), até cinco estrelinhas (ótimo), comportando frações. Como o objetivo é fazer sugestões, vou destacar aqueles livros e filmes que me pareceram melhores, obviamente. Cinéfilo e viciado em letrinha, assisto e leio muitas porcarias, mas por que gastar tempo falando nelas?
Claro que tudo nesta retrospectiva será muito pessoal e livre, como tudo neste blog. Vou destacar alguns filmes antigos, por exemplo, que eu revi recentemente. Aliás, rever filmes tem se mostrado uma ótima opção, dada a quantidade de porcaria inédita que tem inundado as locadoras. Porém, os filmes e livros recentes vão ganhar uma avaliação e um destaque mais camaradas, porque é legal descobrir e indicar coisas novas, e porque é chover no molhado, e muito fácil e preguiçoso, ficar só tecendo loas aos mestres consagrados.
Então, eu espero que gostem das dicas, e aos poucos, à medida que minha memória e meu tempo livre o permitirem, eu as vou ampliando para incluir alguns dos autores e obras que há mais tempo eu conheci, e que mais participaram da minha formação.
Um comentário:
Vários comentários, Joao:
1) Ótima idéia anotar livros lidos e filmes vistos!
2) Que bom dar um gás no aspecto cultural do blog.
3) Não posso deixar de comentar o "comportando fração". Que filme ganha tres estrelinhas e MEIA, por exemplo?
Postar um comentário