sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Arte da Guerra 2



Concluída a invasão e ocupação do morro do Alemão, sem notícias de novas vítimas, com a prisão de alguns traficantes, o prejuízo para o tráfico, é preciso dizer que o secretário de segurança, responsável direto, teve um imenso sucesso.


Também se precisa dizer que o governador Sergio Cabral, nomeando Jose Mariano Beltrame secretário de segurança, fez uma ótima escolha.


A principal vitória foi a simbólica, a da mente: mostrou-se que não se precisa entregar pro criminoso a vida, que se pode resistir bravamente.


Tantas vidas infelicitadas, por estes infelizes armados! Vidas de brasileiros e brasileiras alegremente imoladas nos altares de nossa indiferença. Políticos que entravam em acordo com os bandidos, piores do que os bandidos. Polícia corrupta, desmotivada, despreparada. Um convívio vergonhoso com a impunidade. Territórios que simplesmente eram deixados para lá. Perdeu, playboy. Cada vez mais apertados atrás das grades de condomínios de segurança. E às vezes a segurança falha, tragédias grotescas que se sucediam.


Um basta a esta afronta, foi o que a ocupação do morro do Alemão proporcionou.


Perdeu-se tempo demais, e esta própria ocupação foi precipitada pela afronta dos criminosos, ao praticarem atos de terrorismo numa tentativa de intimidar a sociedade. Mas valeu, porque finalmente se agiu, e se viu que pode ser feito.


É verdade, há um longo caminho pra percorrer. O objetivo é de proporcionar um máximo de paz e segurança a toda a sociedade. É preciso colocar os criminosos na cadeia, os violentos e os milionários, corruptos. Dar um fim a esta espoliação que dura séculos. Piratas, piratas, velhos piratas. Com os milhões que suas empresas lucram, roubando do dinheiro do público. A sociedade é palhaça, o público é palhaço, para que roubem assim seu dinheiro?


Policiais, prendam, juízes, julguem, cadeias, guardem estes ladrões.


É o que falta ser feito.

Nenhum comentário: