Tirou-se o território do inimigo, sua base, seu quartel general.
O complexo do Alemão era o caso perdido. O lugar onde NUNCA a polícia subia. Era o território do lado de lá da fronteira, “deles”, sem jurisdição do Estado, sem soberania brasileira.
Quem fazia as leis, quem as executava, quem as aplicava, era o chefe do tráfico. Pena de morte, pena de tortura, pena de estupro eram aplicadas. Um tirano todo-poderoso, pelo poder das armas, ele e seu bando.
E milhares e milhares de brasileiros viviam isso. Tendo de fazer o que seu chefe mandava, sob pena de execução no micro-ondas.
Este é o Brasil que convivia com isso, anos e anos. Incapaz de levar a lei para esses morros, incapaz de oferecer segurança para seus cidadãos. Que espécie de país é este?
Nos filmes, víamos o Dia D da Segunda Guerra. Soldados desembarcando na Normandia, milhares e milhares deles, conquistando território aos nazistas, que possuíam tanques, possuíam aviões, possuíam metralhadoras. Mas os soldados aliados venciam, recuperavam o território, expulsavam os nazistas.
E nós, aqui, convivendo com os bandidos armados de fuzil, com as crianças armadas de fuzil... para cima e para baixo, pelos morros. Já convivíamos com estas pessoas afundadas na miséria, no descaso, na falta de esgoto, na falta de moradia, nos desabamentos das encostas... conviver com seus fuzis era só mais uma forma de humilhação. Contanto, é claro, que os fuzis ficassem lá entre eles...
Que país pode ser grande, se descarta tão grande parcela de sua população, assim? Envolvidos nas falcatruas, nas fraudes de todo tipo, no dinheiro que pula pra cada bolso, o que nossos Poderosos faziam por este povo? Apenas os enganava, os explorava... ninguém lhes oferecia uma boa escola, uma boa saúde, uma boa oportunidade de trabalho. Cuidavam apenas do próprio bolso, mas aí, ah, com que esmero...
Bem, poderá ser diferente. Os que estão por aí, bem confortáveis, verão sua corrupção ser enforcada em praça pública. Não duvide, você, muito poderoso governante, muito poderoso juiz, que se corrompe, se deixa corromper, tenha cuidado porque uma hora a polícia vai questionar que você movimentou uma bolada, na sua conta, que você não vai poder explicar, e um juiz vai te mandar pra prisão, e você vai ficar dentro dela, onde é o seu lugar. Por muitos e muitos anos...
Porque os tempos estão mudando...
Nenhum comentário:
Postar um comentário