quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Vergonha

A triste manchete do jornal O Globo de 16.11.2010: “Falta de CTI mata 8 pessoas por dia em hospitais do Rio”. Na verdade, foram 258 por mês, nos últimos três meses, ou 8,6 por dia, no Estado do Rio. Projetando os números, são 3.139 por ano.

Vidas perdidas, sua avó, seu irmão, seu pai, sua mãe, seu amor, você. 3.139 por ano. Só no Estado do Rio de Janeiro. E olha que o Estado do Rio é o segundo maior PIB do país.

Qual seria nossa reação a um serial killer, um psicopata matador em série, que assassinasse 200 seres humanos em um mês? Pois os nossos Governantes, na sua desorganização, na sua falta de prioridades na alocação de recursos, na sua irresponsabilidade, deixam que morram 258 seres humanos em um mês.

A média das mortes é 32,3% maior que a dos últimos dois anos, ou seja, estamos piorando, estamos caminhando pra trás, em termos de Saúde Pública.

Governantes, muito satisfeitos consigo mesmos, com os melhores cuidados médicos à sua disposição, e à disposição de suas famílias, esqueçam Copa do Mundo, esqueçam Olimpíadas, esqueçam Cidades da Música, esqueçam tanta festa, festejar o quê, com esta multidão de mortos, senhor Governador do Estado, serão mais de doze mil, quando se completar seu mandato, contando apenas os mortos por falta de leito de CTI no Estado!

Nenhum comentário: