sexta-feira, 27 de maio de 2011

Bob Dylan completa 70 anos e vem ao Brasil dos Assassinos e Desmatadores Debochados

Bob Dylan completou 70 anos na terça-feira passada, dia 24.05.2011.

Ainda em atividade, deve vir ao Brasil em novembro, para se apresentar em Paulínia - SP, no festival de música SWU (Start With You - Começa Com Você), que, como o nome já entrega, é um festival jovem e "engajado", um evento para a conscientização e a sustentabilidade, para a vida no planetinha.

Tudo a ver. Na mesma terça-feira foi aprovado o Código Florestal na Câmara dos Deputados, tido como uma grande derrota dos ambientalistas. Também na terça-feira foi assassinado um casal de lavradores que denunciava o desmatamento, com o detalhe bizarro e macabro de que os mortos foram vaiados no Congresso.

Nas palavras da jornalista Miriam Leitão, no artigo "A Terra se move" (http://oglobo.globo.com/economia/miriam/posts/2011/05/26/a-terra-se-move-382721.asp):

(...) "foi uma insensatez a escolha que o Brasil começou a fazer na noite de terça-feira. O Brasil é grande e competitivo produtor de alimentos. Continuaria a ser, com mais segurança, se tivesse escolhido o caminho da conciliação com o meio ambiente. Mas ele escolheu, até agora, aceitar o desmatamento, anular as multas a grileiros e desmatadores, deixar aos estados decisões sobre áreas de preservação, reduzir a proteção das florestas e remanescentes de matas que ainda temos em outros biomas."

(...)

"Símbolo de um dia em que o passado engoliu o futuro foi o momento em que os ruralistas, em plenário, e sua claque, nas galerias, vaiaram vítimas de um assassinato. José Cláudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo foram mortos em emboscada no Pará. Um detalhe macrabro: os assassinos arrancaram a orelha de José Cláudio. Os dois eram líderes de projetos extrativistas. Lutavam, entre outras causas, para proteger a Castanheira, árvore que por lei não pode ser derrubada. Tinham 20 hectares em Nova Ipixuna com 80% da área preservada. Juntos com outros 500 pequenos produtores extraíam óleos vegetais, cupuaçu e açaí. Estavam ameaçados e foram mortos por denunciar desmatamento para a produção de carvão e formação de pasto."

Bem, este artigo era pra dar parabéns aos 70 anos do Bob Dylan, e à sua permanente juventude de espírito, à sua disposição para seguir cantando em festivais idealistas, num mundo que segue mais cínico e brutal, mas acabou virando denúncia de nossas mazelas.

Fazer o quê? Terminar o artigo com música, e festa, e amigos:

Nenhum comentário: